fbpx

Sobre Endocrinologia Pediátrica

A endocrinologia pediátrica é uma ramo da medicina bem abrangente que aborda doenças relacionadas a disfunções das glândulas do sistema endócrino (Hipófise, Tireóide, Pâncreas, Gônadas, Supra-Renais, Paratireóides) que podem alterar o metabolismo por excesso ou deficiência de funcionamento.

Abaixo, vamos exemplificar alguns tópicos e doenças comumentemente estudadas no ramo da Endocrinologia Pediátrica. Por ser extenso, vamos nos limitar a citar pontos principais de análise, exemplificando sintomas e características de cada doença.

(Glicose Alta no Sangue)

Crianças também podem ter diabetes igual a do adulto, comumente chamada de diabetes tipo 2, diabetes do tipo 1 que é mais comum em crianças E FORMAS GENÉTICAS DE DIABETES CHAMADO MODY.

Nas duas situações, ocorre um aumento do nível de glicose no sangue que pode ter sintomas imediatos e complicações a longo prazo.

(Glicose Baixa no Sangue)

Ao contrário do diabetes, algumas pessoas podem ter alterações no organismo em que a glicose é mais baixa do que o necessário para o funcionamento adequado de diversos órgãos, inclusive, o cérebro. ESSE QUADRO PODE APARECER DESDE O NASCIMENTO OU EM CRIANÇAS MAIORES.

Crianças que parecem apenas "fofinhas" ou "fortinhas" podem ter obesidade sem que pareça, por isso a avaliação médica periódica com o pediatra ou o endocrinologista pediátrico pode evitar sérias complicações da obesidade que já aparecem na infância como hipertensão, elevação da glicemia e do colesterol.

(Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo, NÓDULOS TIREOIDIANOS, CÂNCER DE TIREÓIDE)

Os hormônios produzidos pela glândula tireóide são muito importantes para o adequado desenvolvimento físico e mental das crianças. Porém, se houver excesso ou deficiência, podem ocorrer sequelas irreversíveis dependendo da idade do paciente.

Sono excessivo ou muito agitado, problemas intestinais, problemas de crescimento, palpitação, pele ressecada, dificuldade na escola, entre outros, são sinais e sintomas que podem aparecer nestes casos.

NÓDULOS BENIGNOS OU MALIGNOS TAMBÉM ACOMETEM CRIANÇAS EM QUALQUER IDADE E SÃO ALVO DE ACOMPANHAMENTO DO ENDOCRINOPEDIATRA.

(Criança que Cresce Pouco ou Cresce Muito)

Criança mais baixinha que os colegas da mesma idade ou que demoram a trocar o número do sapato e da roupa devem ser avaliadas pelo pediatra ou pelo endocrinologista pediátrico para avaliar se há alguma doença impedindo seu crescimento adequado.

Crianças que crescem muito rápido ou que são muito maiores que os colegas da mesma idade podem ter alterações hormonais que precisam ser investigadas.

(Muito Cedo ou Muito Tarde)

Em meninas, o início da puberdade NORMALMENTE é notado pelo aparecimento do broto mamário que normalmente deve acontecer a partir dos 8 até 13 anos de idade.

Nos meninos, o início da puberdade é a partir dos 9 até os 14 anos de idade e nem sempre é notado, pois o primeiro sinal é o aumento do volume testicular.

Alterações antes ou após estas idades devem ser avaliadas pelo especialista.

(Ossos Fracos)

Ter uma ou outra fratura durante a vida decorrente, por exemplo, de queda da bicicleta, jogando futebol ou da prática de algum exercício, pode ser considerado normal. No entanto, fraturas repetidas sem um trauma que justifique pode ser decorrente de doença osteometabólica e deve ser avaliada por endocrinologista pediátrico.

As adrenais são pequenas glândulas localizadas em cima de cada um dos rins e produzem desde hormônios sexuais a outros responsáveis por ajudar nosso corpo em situações de estresse como o cortisol e adrenalina.

O funcionamento inadequado desta glândula pode levar a mal formação da genitália, puberdade precoce, síndrome de cushing (excesso de cortisol), entre outras doenças.

(Testículos ou Ovários)

Existem doenças endocrinológicas que podem alterar o desenvolvimento e o funcionamento do aparelho genital feminino e masculino.

Podem ocorrer desde infertilidade até acnes, baixa estatura em meninas (Síndrome de Turner) ou alta estatura em meninos (Síndrome de Klinefelter).

Desde a infância, os níveis de colesterol e suas frações podem estar alterados por causa de doenças familiares hereditárias ou pelos hábitos físicos e alimentares atuais.

Dr. Cândido Carmo Cezário - Endocrinologista Pediátrico

Meus Locais de Atendimento

  • Hospital São Francisco
    St. N QNN 28 Módulo C - Área Especial Ceilândia
    Ceilândia, Brasília-DF, 72220-280
    Telefone: +55 (61) 3378 9000

  • Lifekids Pediatria
    SGAN 915 conj G Bloco A Sala 306
    Ed. Golden Office, Asa Norte, Brasília-DF
    Telefone: +55 (61) 4141 4845 / (61) 98202 4624

  • JK Ortopedia e Clínica da Dor
    QNL 30, Conjunto A, Lotes 2, 4 e 6
    Taguatinga Norte Loja 3, Brasília - DF, 72162-301
    Telefone: +55 (61) 3491 7488

  • Centro Médico Casagrande
    R. 5 Norte, Lote 3 - Sala 309
    Águas Claras, Brasília - DF, 72025-065
    Telefone: +55 (61) 3797 8007 / (61) 3554 4437 / (61) 98330 0046
    www.centromedicocasagrande.com.br

agende sua consulta

design by The Red Studio